{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Diario Digital Capixaba", "url": "/", "logo": "/images/1543943144r_DDC02.png", "sameAs": [" https:\/\/www.facebook.com\/diariodigitalcapixaba\/?ref=bookmarks","https:\/\/www.instagram.com\/diadc_oficial\/","https:\/\/twitter.com\/DiacOficial"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Diario Digital Capixaba", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "Reportagem", "item": "/ver-noticia/114/reportagem" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Dentistas capixabas utilizam técnicas inovadoras para tratar feridas crônicas" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/4456/dentistas-capixabas-utilizam-tecnicas-inovadoras-tratar-feridas#Website", "name" : "Dentistas capixabas utilizam técnicas inovadoras para tratar feridas crônicas", "description": "Doutores Flávia Lyrio, Karla Pimentel e Erick Perez realizam mesa-redonda com profissionais da área de odontologia e convidados, no dia 20 de maio", "image" : "/images/noticias/4456/19050653_19054806_D.jpg", "url" : "/noticia/4456/dentistas-capixabas-utilizam-tecnicas-inovadoras-tratar-feridas" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/4456/dentistas-capixabas-utilizam-tecnicas-inovadoras-tratar-feridas#NewsMediaOrganization", "name": "Diario Digital Capixaba", "alternateName": "Diario Digital Capixaba", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/DSC_3004.JPG", "sameAs": [" https:\/\/www.facebook.com\/diariodigitalcapixaba\/?ref=bookmarks","https:\/\/www.instagram.com\/diadc_oficial\/","https:\/\/twitter.com\/DiacOficial"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/4456/dentistas-capixabas-utilizam-tecnicas-inovadoras-tratar-feridas#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/4456/dentistas-capixabas-utilizam-tecnicas-inovadoras-tratar-feridas" }, "headline": "Dentistas capixabas utilizam técnicas inovadoras para tratar feridas crônicas", "description": "Doutores Flávia Lyrio, Karla Pimentel e Erick Perez realizam mesa-redonda com profissionais da área de odontologia e convidados, no dia 20 de maio", "image": ["/images/noticias/4456/19050653_19054806_D.jpg"], "datePublished": "2025-05-19T16:43:45", "dateModified": "2025-05-19T16:43:45", "author": { "@type": "Person", "name": "www.diariodigitalcapixaba-br.informativomineiro.com", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/4456/dentistas-capixabas-utilizam-tecnicas-inovadoras-tratar-feridas#Organization", "name": "Diario Digital Capixaba", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/DSC_3004.JPG" } } } ] }

Dentistas capixabas utilizam técnicas inovadoras para tratar feridas crônicas

- José Roberto Santos Neves
19/05/2025 16h43 - Atualizado há 3 dias
Dentistas capixabas utilizam técnicas inovadoras para tratar feridas crônicas
Doutores Flávia Lyrio, Karla Pimentel e Erick Perez realizam mesa-redonda amanhã, 20 de maio. Foto: Mosaico Imagens.

 

Maio vermelho, no calendário da saúde, é o mês destinado às ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca, que afeta mais de 15 mil pessoas por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). 

No Espírito Santo, os dentistas Flávia Lyrio, Karla Pimentel e Erick Perez vêm se destacando ao utilizar técnicas inovadoras no tratamento de feridas crônicas continuadas na região bucal, que, em muitos casos, advêm de tumores malignos e benignos na cavidade oral.

No próximo dia 20 de maio, às 18h30, eles vão receber profissionais da área e convidados para uma mesa-redonda com o tema “Cuidados continuados para pacientes com feridas crônicas bucais”. O encontro vai acontecer na sala de eventos do Edifício Master Tower, na Enseada do Suá, em Vitória, com coffee break e números musicais.

A ideia do evento, segundo os profissionais, é trocar experiências sobre o tema de uma forma leve e interativa, com foco nas técnicas utilizadas e nos resultados alcançados. “O tratamento do câncer pode trazer sequelas, como as feridas crônicas, mas existe outro perfil que é o paciente da osteoporose, que pode tomar os mesmos remédios numa incidência muito menor, porém ser acometido das mesmas feridas”, afirma o cirurgião dentista Erick Perez.

Técnicas inovadoras

Mestre em Implantodontia, Doutor em Patologia Bucal e professor da graduação em Odontologia desde 2010, o Dr. Erick Perez explica que o grupo aborda as feridas com técnicas inovadoras, entre as quais a laserterapia, conhecida atualmente como fotobiomodulação (PBM); a ozônioterapia, na sua forma de água, gás e óleo em diferentes concentrações, individualizadas para cada paciente; e o tratamento ultrassônico, que, segundo ele, é muito eficaz na remoção da dor. “Todos os tratamentos são feitos pela equipe em conjunto com outras especialidades médicas, como, por exemplo, a geriatria, ortopedia, ginecologia, endocrinologia, patologista médico e Bucal,  oncologia e o infectologista”, elenca.

Especialista em Endodontia e em Saúde da Família, a Dra. Flávia Lima Lyrio observa que o dentista tem papel importante no diagnóstico precoce do câncer bucal: “O cirurgião-dentista é, muitas vezes, a linha de frente para a identificação de muitas patologias, como cistos e tumores, pois o paciente costuma ir mais ao dentista do que ao médico”, comenta. “Por isso, a importância de saber diagnosticar precocemente as doenças, evitando possíveis sequelas”, acrescenta a Dra. Karla Pimentel, que também é especialista em Endodontia e em Saúde Coletiva.

Câncer de boca: causas e sintomas

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora o Dia Mundial sem Tabaco e o Dia de Combate ao Câncer Bucal em 31 de maio. As datas foram criadas em 1987, com o objetivo de alertar a população sobre as doenças relacionadas ao tabagismo e estimular a prática de hábitos saudáveis.

O câncer bucal é um tumor maligno que afeta gengivas, bochechas, céu da boca (palato), língua, abaixo da língua e lábios. No Brasil, os casos são mais frequentes entre os homens acima de 40 anos. O cigarro e a ingestão de bebidas alcoólicas são causadores primários do câncer de boca. Além disso, a exposição excessiva dos lábios ao sol sem proteção e a infecção pelo vírus HPV, transmitido sexualmente, também contribuem para a doença.

 

Os sinais e sintomas mais comuns são: manchas ou placas vermelhas, ou esbranquiçadas na língua, nódulos no pescoço e rouquidão persistente. As úlceras ou aftas que não cicatrizam em 21 dias precisam do olhar do especialista em diagnóstico bucal, o estomatologista.  Especialistas recomendam a higienização diária da boca, uso de preservativo e a suspensão do consumo do tabaco e de bebidas alcoólicas em excesso.

Chance de cura

A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, o câncer de boca tem altas chances de “cura” ou remissão. Por isso, é fundamental que a população se conscientize sobre os sinais e sintomas e procure ajuda odontológica especializada ao notar qualquer alteração na boca. 

O estomatologista Erick Perez reforça a necessidade de os profissionais de odontologia dedicarem especial atenção à anamnese, que, na linguagem médica, consiste em uma entrevista prévia com o paciente para coletar informações sobre o seu histórico de saúde, sintomas atuais, hábitos e antecedentes familiares, com o objetivo de compreender a história da doença atual.

“Se a ferida na boca do paciente não cicatrizar após três semanas, o cirurgião dentista deve fazer uma biópsia incisional, a partir da retirada de um pedaço pequeno da lesão, porque pode se tratar de um câncer”, detalha Perez, que faz questão de frisar:  “O dentista jamais poderá instituir um tratamento sem saber qual o tipo de lesão com a confirmação do exame de anátomo-patológico realizado por um patologista para determinar se é benigna ou maligna, se é um cisto ou tumor”.

 

MESA-REDONDA “CUIDADOS CONTINUADOS PARA PACIENTES COM FERIDAS CRÔNICAS BUCAIS”:

 

Com o Prof. Dr. Erick Perez, a Dra. Flávia Lyrio e a Dra. Karla Pimentel

Data: 20 de maio (terça-feira)

Horário: 18h30

Local: Sala de eventos do Edifício Master Tower – Rua José Alexandre Buaiz, 190, Enseada do Suá, Vitória – CEP. 29.050-545

Coffee break e apresentação musical

*Evento exclusivo para convidados

 

CONHEÇA OS DENTISTAS PARTICIPANTES DO PROJETO:

 

Dra. Flávia Lima Lyrio

Flávia Lima Lyrio é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (extensão da Universidade Federal Fluminense - RJ). Especialista em Endodontia pela APCD-Bauru (SP) e em Saúde da Família pela UNA-SUS, UERJ (RJ). Possui Aperfeiçoamento em Periodontia e Cirurgia Oral Menor pelo Instituto de Especialidades Odontológicas, Vitória (ES); em Prótese Dentária pelo Núcleo Odontológico Especializado, Vitória/ES; e em Implante e Prótese sobre Implante pela São Leopoldo Mandic, em Vila Velha (ES). Fez imersão em Oclusão Dentária em Vitória (ES). Realizou Hands On em Ozônioterapia e Laserterapia com o Prof. Dr.Erick Perez, Vitória (ES). É integrante da equipe da Clínica Odontológica de Domingos Martins.

 

Instagram: @dra.flavialyrio

Karla Mendes Pimentel Costa

Graduada na Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (extensão da Universidade Federal Fluminense – RJ), Karla Mendes Pimentel Costa é Especialista em Endodontia (UNIVAG - MT) e em Saúde Coletiva (ABO/ES), com Atualização em Cirurgia Oral e Parendodôntica (ABE/NF/RJ) e Aperfeiçoamento em Prótese (ABO/ES). Integra a equipe do Centro de Especialidades Odontológicas de Cariacica. Realizou Hands On em Ozônioterapia e Laserterapia com o Vitória/ES, Prof. Dr.Erick Perez.


Instagram: @drakarlamendespimentel

 

 

Dr. Erick Gomes Perez


Graduado em Odontologia pela Unimep Piracicaba (SP), Erick Gomes Perez é Especialista em Imaginologia Dento-Maxilo-Facial (Unigranrio/ RJ), Estomatologia (Unigranrio/ RJ) e Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial -CTBMF (UNIFENAS/MG), Mestre em Implantodontia (SLMandic Campinas SP) e Doutor em Patologia Bucal (SLMandic Campinas SP). Pertence ao staff do serviço de CTBMF da Santa Casa de Misericórdia de Vitória desde 2010. Professor da graduação em Odontologia desde 2010, atualmente na FAESA e coordenador do curso de Capacitação em Cirurgia Bucal da Faculdade São Leopoldo Mandic, unidade Grande Vitória (ES).


Instagram: @dr.erickperez

 

 

 


FONTE: Assessoria JRSN
Tags »
Notícias Relacionadas »